Joinville é candidata a receber importante investimento no campo da tecnologia. O Ministério da Ciência e Tecnologia está definindo projeto para instalar, pelo país, oito laboratórios com características e foco em inteligência artificial nos segmentos de manufatura, educação, saúde e outras áreas do conhecimento. A prefeitura de Joinville e a Fiesc querem atrair para o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura, localizado na região Norte do município, um destes laboratórios. Já há conversas em andamento entre todas as partes envolvidas.

Continua depois da publicidade

O prefeito Udo Döhler acredita que o governo federal decidirá, até fevereiro de 2020, os locais onde fará os investimentos. Nesta perspectiva, deverá haver mais uma rodada de conversas com o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Julio Semeghini, na sexta-feira, dia 22 de novembro, quando ele estará em Florianópolis.

— As atuais instalações e equipamentos do Instituto Senai em Joinville já são de excelência e se conquistarmos o laboratório de IA para cá, Joinville será reconhecida como polo mundial nesta área — argumenta Udo.

O prefeito está animado com as perspectivas de Joinville para o futuro. Lista, como exemplos do que virá, o projeto transformador da Fiesc para o Moinho Joinville, no campo da educação; a iniciativa da Tigre e da Pedra Branca para a construção de bairro inteligente na área da mobilidade e urbanismo; e a revitalização da região do Centro, a cargo da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura.

Continua depois da publicidade