Estudo da consultoria Urban Systems “As cidades mais conectadas do Brasil” mostra Joinville na 15ª colocação no ranking das cem melhores. Campinas (SP) lidera. De Santa Catarina, duas cidades estão à frente de Joinville: Florianópolis, em 7º lugar; e Blumenau na posição número 9. Ainda surgem Itajaí, em 16º lugar, seguido de Balneário Camboriú (posição número 17) e Jaraguá do Sul figura na 41ª colocação. Entre as cem, Santa Catarina comparece, ainda, com Chapecó e Tubarão na 75 e 96 colocações, respectivamente. Então, o Estado comparece com oito dentre as cem cidades mais conectadas do país, segundo o levantamento.
Continua depois da publicidade
Foram considerados fatores como mobilidade, urbanismo, segurança, saúde, educação, tecnologia de inovação, empreendedorismo, governança e economia.
Fora das cem
No quesito mobilidade, Joinville não aparece sequer entre as 100 melhores cidades. No corte para as 20 mais bem classificadas, Florianópolis é a nona; com Balneário Camboriú em 16º lugar. Joinville também fica fora das 100 no item urbanismo. Neste caso, o município catarinense em melhor colocação é Itajaí na 24ª posição. No fator meio ambiente, não há nenhuma cidade do Estado nos primeiros 20 lugares. Balneário Camboriú, no 26º lugar, é o destaque.
Atrás da capital
Continua depois da publicidade
Já quando o estudo detalha aspectos relacionados à tecnologia e inovação Joinville surge no 18º lugar, com Florianópolis, onde há um ecossistema muito consolidado, bem à frente, em segundo a nível nacional. Em empreendedorismo, Joinville surge na 19ª posição, com Florianópolis em sexto e Blumenau na 21ª colocação. Em segurança, Joinville aparece na 42º colocação, tendo Balneário Camboriú como a melhor do país. À frente de Joinville estão, também, Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Brusque. No fator governança, Joinville está “bem na fita”. Aparece na 8ª colocação no contexto nacional. Mesmo assim, fica atrás de Balneário Camboriú, em segundo lugar; Blumenau em quarto e Itajaí em quinto, entre as dez mais bem posicionadas.
Surpresa negativa
O quesito economia também vai gerar discordâncias. Joinville figura no 23º posto, atrás de Florianópolis, em segundo; de Blumenau, na 16ª colocação e Jaraguá do Sul no 18º lugar. No quesito saúde, Joinville também está ausente da lista das 100 melhores cidades, com a capital do Estado em 7º lugar no geral. O trabalho da Urban Systems deve gerar muita polêmica e discordâncias porque no fator educação, Joinville também está fora do ranking das cem. Os critérios utilizados passam pelo número de vagas em escolas públicas por mil habitantes, nota média do Enem, nota do IDEB, entre outros. Claro, a excelência do ensino municipal não se aplica à rede estadual. E essa pode ser uma explicação.