O Sebrae lidera o projeto de Place Branding de Joinville, que tem por objetivo criar uma nova marca para a cidade e estabelecer estratégias para o seu reposicionamento como destino turístico. O trabalho tem o apoio do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. Sim, Joinville já foi a cidade das bicicletas; a cidade das flores; a Manchester catarinense – e já faz pelo menos duas décadas – não tem uma marca que a caracterize, e que seja forte a ponto de ser reconhecida nacionalmente. Mais recentemente se tenta impor Joinville como cidade da dança, mas como, se ela, a dança se circunscreve a um evento privado anual de dez dias, e a uma excelente, porém única escola mundialmente conhecida, o Bolshoi?

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Joinville merece, sim, ganhar uma nova marca, uma marca que reúna o que somos de uma maneira mais ampla, e que divulgue e conecte Joinville com públicos diversificados dentro e fora de Santa Catarina.

Mais de 150 pessoas estão participando da formatação da marca em reuniões virtuais sobre diferentes aspectos. Identificar características de Joinville e como ela poderia se tornar são elementos que compõem o estudo, a partir das opiniões de cada participante. O modelo também permite o surgimento de uma persona de Joinville; quer dizer, identifica atributos que mais se aproximam do que é o joinvilense padrão. No caso, são apresentadas características, como idade, profissão, gostos.

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Essa identificação ocorre após ter sido feito amplo debate sobre quais são as atitudes mais comuns das pessoas que compõem as diversas gerações de joinvilenses, e de como eles influem no dia-a-dia dos moradores da cidade.

Entre os participantes do Place Branding Joinville há empresários e representantes de entidades dos mais diversos setores, tais como indústria, comércio, tecnologia, ensino superior, transporte, imprensa, cultura, gastronomia, saúde, entre outros.

Com formato participativo e inclusivo, o projeto promove encontros virtuais onde são abordadas diferentes temáticas que irão fundamentar a construção da marca da cidade, valorizando seus pontos fortes, vocações e potenciais.

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Já aconteceram três reuniões virtuais, dos quais surgiram o mapa de valor – o que Joinville é; o que não é; o que poderá vir a ser; e o que não se deseja para a cidade. Em outra etapa, os participantes ajudaram a construir o mapeamento de stakeholders, que define os públicos com os quais Joinville deseja se comunicar.

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O próximo passo será o mapeamento de estratégias mercadológicas e de destino. A expectativa, é de que o trabalho seja concluído em novembro. Como resultado, o projeto de Place Branding promete entregar não apenas a marca de Joinville como território e destino turístico, mas, também, um conjunto de estratégias que ajudarão a potencializar a divulgação da cidade e reposicioná-la como destino turístico.

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