– Ajudar crianças e adolescentes a desenvolver competências estratégicas é um desafio para pais, escolas e indústria. Mas cada real investido na educação dos estudantes tem retorno dez vezes maior, segundo estudos internacionais. Os dados foram apresentados pelo economista-chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, em encontro realizado pela Fiesc, em Jaraguá do Sul no sábado, dia 26, dentro da programação do Universo #VemFazer Sesi Senai.

Continua depois da publicidade

– Todos os estudos mostram que se você investir em educação você vai ter uma criança com melhor desenvolvimento e isso vai trazer uma repercussão gigantesca para o país. As estimativas são de que se você investe R$ 1 real em educação, o retorno supera R$ 10,00 disse o economista. Paes de Barros mostrou levantamento que mostra a evolução de estudantes que têm acesso a um programa de educação sócio emocional.

– O impacto é muito positivo em termos de comportamento social, regulação de estresse, conduta e habilidades sócio emocionais, descreveu.

Em Santa Catarina, 30 escolas da rede pública estadual integram proposta de educação integral para o ensino médio que teve início em 2017 e conta com parceria do Instituto Ayrton Senna e apoio do Instituto Natura.

– A avaliação do primeiro ano do programa mostra que os alunos estão mais responsáveis, curiosos, autoconfiantes, criativos e colaborativos, comentou o economista.

Continua depois da publicidade