Em Santa Catarina há três Institutos de Inovação Senai – dois em Joinville (Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser) e um em Florianópolis (Sistemas Embarcados) – que reúnem 121 pesquisadores e movimentaram mais de R$ 80 milhões em investimentos. No Estado também estão instalados sete institutos de tecnologia. O tema inovação foi analisado durante reunião realizada na Fiesc, em Florianópolis. Na ocasião, o gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Senai nacional, Marcelo Prim, os 26 institutos Senai de inovação vão fechar o ano de 2019, – o sétimo ano de atividades da rede – com mais de mil projetos concluídos ou em desenvolvimento para a indústria, totalizando uma carteira de R$ 700 milhões de investimentos em inovação. Os institutos, em todo o país, reúnem mais de 600 pesquisadores, dos quais 40% têm doutorado ou mestrado.

Continua depois da publicidade

Os institutos de inovação são um ativo da indústria, disse Prim, reforçando o propósito de atuação dos empreendimentos, que é transformar o conhecimento básico (originado das pesquisas universitárias) em inovações para a indústria.

– Ao acessar um dos institutos, a indústria acessa toda a rede porque cada instituto tem uma vocação temática exclusiva e atua de maneira complementar com as demais unidades.

A implantação das estruturas de pesquisa e desenvolvimento espalhadas pelo país contam com o apoio do Instituto Fraunhofer (da Alemanha) e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, dos Estados Unidos).

Continua depois da publicidade