Os integrantes da missão da Fiesc à Israel conheceram o Israel Institute of Technology (Technion), em Haifa, no norte do país. A instituição de ensino e pesquisa está entre as dez melhores do mundo e equivale ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Três professores do Technion já ganharam o prêmio Nobel e a entidade tem em seu quadro profissionais notáveis em áreas como química, engenharia e medicina. A comitiva é liderada pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, que está acompanhado pelo diretor de inovação, José Eduardo Fiates; pelo diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira, além de industriais, representantes do Sebrae, Acate e governo catarinense.
Continua depois da publicidade
A delegação também visitou a Israel Aerospace Industries, empresa de defesa aeroespacial que também aplica a tecnologia em outras áreas, como no monitoramento de plantações agrícolas, por meio de satélites e aviões não-tripulados. -É impressionante o desenvolvimento tecnológico do país. O que nos chama a atenção é a visão de resultado de negócio, diz Aguiar.
O grupo também visitou o parque tecnológico Gav Yam Negev, localizado no deserto, onde o governo está criando uma cidade, com projeção para receber um milhão de habitantes. – É um país que está crescendo a passos largos. Estamos impressionados afirmou Aguiar.