Santa Catarina terá de qualificar 785.288 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai para subsidiar a oferta de cursos da instituição.

Continua depois da publicidade

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (28%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial).

Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes, e que se tornam disponíveis devido à aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do Senai, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado.

“Um relatório recente da OCDE demonstra que 61% das empresas brasileiras têm dificuldades para preencher vagas de área técnica”, explica o presidente da federação, Mario Cezar de Aguiar.

Continua depois da publicidade

Maiores demandas

As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica em Santa Catarina são os transversais, metalmecânica; informática; energia, telecomunicações e eletroeletrônica. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção. As demandas mais significativas para quem tem formação superior estão nas áreas de gestão, informática, construção e metalmecânica.

Efeito estufa

A Malwee, de Jaraguá do Sul, é a primeira marca de moda brasileira a assinar o termo de compromisso da campanha global Business Ambition for 1.5°C: Our Only Future, lançada pela ONU. A iniciativa busca engajar grandes empresas com a meta de limitar o aumento da temperatura média mundial a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e chegar ao objetivo de zero emissão de gases de efeito estufa antes de 2050. A Malwee lança, em dezembro, o selo “Moda do Bem” que passa a sinalizar todas as peças da marca com iniciativas sustentáveis.

Subiu

O IBGE divulgou que a indústria brasileira aumentou a produção em 0,8% em agosto no comparativo com julho. No ano, apresenta queda de 1,7%.

Reforma

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o texto da reforma da Previdência. O projeto, agora, será submetido ao plenário para votação. O governo estima que terá de 56 a 60 votos a favor.

Continua depois da publicidade

Indicadores

O faturamento e as horas trabalhadas na indústria nacional aumentaram 0,6% em agosto na comparação com julho. Mas a massa salarial caiu 0,7% e o rendimento médio recuou 0,4%. Os números são da CNI.