O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu para 65,3 pontos neste mês. Com a alta de 1 ponto em relação a dezembro de 2019, o indicador está 10,5 pontos acima da média histórica e é o maior desde junho de 2010. As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 23 de janeiro. Os indicadores variam de zero a cem pontos.

Continua depois da publicidade

Quando estão acima de 50, mostram que os empresários estão confiantes. Quanto maior o índice, maior e mais disseminada é a confiança. O ICEI é maior nas grandes empresas, segmento em que subiu para 66,4 pontos neste mês. Nas médias, o indicador é de 64,9 pontos e, nas pequenas, de 63,4 pontos.

De acordo com a pesquisa, a confiança é maior entre os empresários da região Sul, ICEI com 67,2 pontos. Em seguida vem a região Norte, onde o indicador alcançou 65 pontos. No Nordeste foi de 64,5 pontos e no Sudeste e Centro-Oeste, de 64,6 pontos.

Além disso, o levantamento mostra que o otimismo é maior entre os empresários da indústria de transformação. Nesse segmento, o ICEI alcançou 65,7 pontos em janeiro. Na indústria extrativa, foi de 63,7 pontos e, na construção, de 64 pontos.

Continua depois da publicidade