O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) quer zerar a fila do licenciamento ambiental até o final deste ano. A informação foi dada pela diretora de licenciamento do órgão, Gabriela Brasil dos Anjos, durante reunião da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fiesc). – Temos indicadores que mostram que a gente vai conseguir com o esforço de todos, disse Gabriela. O IMA está fazendo a reorganização das atribuições de cada gerência, estabelecendo como principal foco o licenciamento ambiental. Aumenta em 30 o número de servidores, por meio do concurso público, prepara a padronização de procedimentos, além do desenvolvimento de procedimentos simplificados e automatizados, sempre que possível.

Continua depois da publicidade

Em sua apresentação, a diretora destacou a importância da parceria com outras instituições para dar rapidez ao processo de licenciamento.

– Temos a instrução normativa 11, que é da suinocultura – e foi toda desenvolvida em parceria com o setor produtivo e com a Embrapa Suínos e Aves. Então, eles estabeleceram padrões técnicos que devem ser seguidos. Foi uma parceria de sucesso. E essa instrução normativa virou modelo. Dessa forma, também trabalhamos em outras áreas e vamos conseguir evoluir.