O IBGE vai contratar pouco mais de 600 pessoas para atuarem durante o Censo 2020 em Joinville – serão 7,5 mil em todo o Estado. Atualmente, o instituto tem um processo seletivo aberto para a contratação de 125 pessoas em Santa Catarina, sendo quatro para a cidade do Norte. Esses profissionais começarão a trabalhar já em janeiro do próximo ano, quando será lançado a edital para contratação dos demais trabalhadores. A grande maioria deve começar a atuar entre maio e junho. O Censo acontece de agosto a outubro de 2020.
Continua depois da publicidade
Além de funcionários, o IGBE também precisará de uma infraestrutura para realizar o Censo na cidade. Em Joinville, serão 12 estruturas com aproximadamente 20 metros quadrados que servirão como ponto de coleta e base para os recenseadores.
Nesta terça-feira, foi realizado uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo em Joinville. Foi o primeiro de três encontros para acompanhamento da operação pela comunidade. O evento contou com a presença dos três poderes municipais, instituições públicas e privadas, representantes da sociedade civil e organizada e técnicos do IBGE. As outras duas reuniões serão realizadas no primeiro semestre do próximo ano e durante a coleta do Censo.

Encontro
A Fundação Empreender, da Facisc, realizou ontem um encontro do Programa de Gestão e Vivência Empresarial no Ágora Tech Park. Uma das atrações da programação foi a apresentação do case "Construindo Redes" com Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park. Participaram cerca de 80 empresários de 13 cidades catarinenses.
Auxílio para crescer
O Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) está com 37 vagas disponíveis para empresas que têm perspectiva de se inserir no mercado internacional, aumentar as vendas e ter mais competitividade. O programa é desenvolvido pela Agência Brasileiro de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em convênio com a Univille e atende a região Norte de Santa Catarina. Para participar e ter mais informações é necessário entrar em contato pelo e-mail peiex@univille.br ou pelo telefone (47) 3435-4400.
Continua depois da publicidade
Como funciona
O programa envia um profissional com formação e experiência em comércio exterior para dentro da empresa. Existe um cronograma de encontros, em que ele abordará os temas fundamentais para a abertura de mercado fora do país. Entre eles, está a orientação sobre formação de preços de exportação, ferramentas para captar clientes internacionais, logística internacional, operações cambiais e contratos internacionais.
123 companhias atendidas
Desde que surgiu, em maio de 2018, o núcleo operacional captou 123 companhias para o programa, das quais, 42 estão em fase de atendimento e 81 com atendimento concluído. O Programa atendeu empresas dos municípios de Araquari, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Garuva, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul.