O governo do Estado está trabalhando na mudança do programa Invest SC. As alterações, em estudos na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, tem por objetivo diversificar, ainda mais, a matriz econômica do Estado.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Para isso, o novo Invest SC vai apoiar empresas de setores pouco apoiados, para além do setor industrial. As informações são da diretora de Empreendedorismo e Competitividade da SDS, Aline Cristine Ghisi.
A executiva explicas que um dos objetivos é facilitar a interiorização dos negócios, estimulando a ida de empreendimentos para regiões geográficas menos desenvolvidas.
– Queremos distribuir melhor a riqueza no Estado, analisa a executiva. Há negociações em andamento com grupos empresariais; por enquanto não podemos adiantar informações.
Continua depois da publicidade
> Prodec enquadra empresas de SC que vão investir 2 bilhões de reais
Esse objetivo, de auxiliar municípios economicamente deprimidos, já foi traçado pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, no que ele chamava de combate à “litoralização” da economia. Sim, a força maior da economia catarinense está centrada nas áreas com maior e melhor infraestrutura: o litoral e proximidades.
Os benefícios a serem concedidos aos empreendedores no contexto de todo o novo programa de competitividade, deverá ficar pronto até março. E vai se amparar em vantagens tributárias diferenciadas, assunto de técnicos da Secretaria da Fazenda, liderada por Paulo Eli, num trabalho conjunto com a equipe da pasta de Desenvolvimento Econômico e ações entre diferentes órgãos do governo.
> Fazenda do Estado dá mais prazo para empresas regularizarem pendências