O governador Carlos Moisés fará sua primeira visita a Joinville prevista para acontecer no dia 28 deste mês.
Continua depois da publicidade
A agenda completa ainda está sendo definida, mas, preliminarmente, dos compromissos constam visita à Escola de Teatro Bolshoi do Brasil e ao Corpo de Bombeiros Voluntários. Também vai jantar com empresários.
A amplitude desse diálogo depende de ajustes. As lideranças empresariais de Joinville estão ansiosos para ter audiência com Moisés. A espera é longa. Vem desde setembro, ao tempo da campanha eleitoral.
Facisc prega cuidado
– Temos mais uma razão para sermos cuidadosos e zelosos.
A frase é do presidente da Facisc, Jonny Zulauf, em sua fala durante o lançamento da ExpoGestão, repercutindo o fato principal da terça-feira, a prisão do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson de Andrade, envolvido em supostas irregularidades no uso de recursos do Sesi, órgão integrante do chamado "sistema S", e que está na mira de Brasília. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já avisou que deve meter a faca no "sistema S".
Continua depois da publicidade
No evento, na Expoville, o presidente da Acij, João Martinelli, destacou a importância das empresas fazerem o treinamento de seus trabalhadores por causa do distanciamento entre as exigências da indústria 4.0. e o que ensinam os cursos regulares.
Analisa o mundo em transformação:
– Cada centavo aplicado em inovação será um desempregado a mais se não for feita a adequação.
A diversidade de temas das palestras, unindo aspectos do cotidiano com assuntos da fronteira do conhecimento darão o tom da ExpoGestão. Na foto, o secretário de Articulação Internacional do governo do Estado, Derian Campos; prefeito Udo Döhler; presidente da Acij, João Martinelli, e o empresário Alonso Torres, responsável pela ExpoGestão.
Acordo
Os sindicatos patronal e de trabalhadores do setor de fiação e tecelagem de Joinville fecharam acordo coletivo envolvendo empregados das principais indústrias têxteis do município. O reajuste salarial é de 4%. A inflação anualizada ficou em 3,57%. O piso da categoria é de R$ 1.375,00. A data-base é 1 de fevereiro.
Três anos
A Águas de São Francisco prevê a construção da estação de tratamento de esgoto dos balneários, no Majorca, com investimentos de R$ 75 milhões.
Continua depois da publicidade
Com a estação, todo o volume de esgoto in natura daquela região que hoje é despejado nos rios e praias – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante a alta temporada – terão a destinação e tratamento corretos. A conclusão do sistema de saneamento dos balneários prevê a instalação de 11 elevatórias e a cobertura de 100% da rede, e está prevista para 2022. Os sistemas de saneamento do Centro, do Ervino e do continente estão em fase de licenciamento.