A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) lança a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2020, nesta segunda-feira, dia, às 14 horas. Estão programadas as apresentações do gerente de infraestrutura de transportes da entidade, Egídio Martorano, sobre as propostas da agenda de infraestrutura; de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre cobrança de tarifa de pedágio por distância percorrida (sistema free flow); da Arteris Litoral Sul sobre balança e integridade das rodovias, e de representantes do Instituto Trânsito pela Vida.
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O tema infraestrutura é um dos mais importantes entre as prioridades da indústria catarinense porque estudos mostram que é por causa da más condições de estradas que o Estado perde em competitividade. Notadamente em relação a competidores globais.
Estudo detalhado feito pela Fiesc mostra que os custos com transporte representam 49% do total gasto pelas indústrias catarinenses com logística de suprimentos e produtos acabados. Isto significa que 7% do faturamento total do setor produtivo é direcionado para este fim, enquanto outros 7% são despendidos com estoque e armazenagem.
O impacto sobre as indústrias do Estado, de 14%, é maior que a média brasileira, de 11,2%, e que os 9% estimados para outros países. Estas são algumas das conclusões da pesquisa Custos Logísticos na Indústria Catarinense. O trabalho mostra que o custo com logística é ainda mais pesado para alguns segmentos produtivos. Entre eles, se destaca o de madeira (26% do faturamento), material elétrico (22%) e mecânica (22%). O estudo foi realizando em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e ouviu 55 empresas, que respondem por 20% do PIB industrial do Estado.
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