A Federação das Transportadoras e Cargas e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc) está se preparando para enfrentar os desafios originados pelo fim da obrigatoriedade do imposto sindical recolhido das empresas associadas e já avalia a possibilidade de fazer compras conjuntas e anuncia a intenção de fazer a importação de pneus como alternativas de redução de custos para as empresas transportadoras

Continua depois da publicidade

O empresário joinvilense e presidente Ari Rabaiolli (foto) explica: 

– Temos, na Fetrancesc, um caixa ainda, mas se nada for feito também teremos dificuldades financeiras, a exemplo de outras entidades sindicais – patronais e de trabalhadores. Daí,  a importância dessas ações. Também vamos lançar o nosso projeto de certificação digital em parceria com um fornecedor. 

Ari Rabaiolli, acompanhado de outras lideranças do transporte rodoviário de cargas de Santa Catarina, participa, até domingo, em João Pessoa (Paraíba) do Conet&Intersindical. Lá serão debatidos assuntos de interesse do setor. Estudos sobre defasagem nas tarifas praticadas em relação aos custos serão apresentados.

Infraestrutura

O planejamento da Secretaria de Infraestrutura do governo do Estado para este ano será apresentado, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, dia 20 de fevereiro pelo secretário Carlos Hassler, na reunião conjunta do Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense, formado por 40 entidades, e a câmara da Fiesc.

Continua depois da publicidade

Realidade virtual reduz custos 

Imagine poder visualizar em escala real uma máquina, checar aspectos ergonômicos, identificar possíveis falhas de segurança, validar conceitos técnicos muito antes de ela ser construída. E, mais do que isso, corrigir rapidamente erros, ganhando tempo na aprovação do projeto e na implementação desse equipamento na fábrica. Isso é totalmente possível e já tem mudado alguns processos na indústria nos mais variados setores, da manufatura à saúde, da fábrica à prateleira de vendas.

Na Embraco, a adoção da realidade virtual permitiu reduzir, em média, 3% do custo total de equipamentos, acelerando a implementação nas linhas de produção. Há um ano, grande parte dos equipamentos para uso nas linhas de produção da Embraco foi projetada e validada por meio da realidade virtual.

Itens como segurança, ergonomia, manutenção e facilidade na operação são avaliados por todos os envolvidos ainda na fase de projeto. Isso permite a identificação imediata de eventuais falhas e a realização de ajustes necessários antes da construção do equipamentos.

– A realidade virtual reduz tempo de desenvolvimento, implantação e custo do equipamento por evitar retrabalho e garantir que a máquina chegue 100% apta e segura à fábrica atesta Claudemir dos Santos, diretor de Operações da planta. Desta forma, quando o equipamento é instalado, todos já sabem como ele funciona.

Continua depois da publicidade

Startup SC

A partir de segunda-feira, dia 11, estarão abertas as inscrições para a 9 edição do programa de capacitação Startup SC. Serão quatro turmas do programa, com 50 startups rodando simultaneamente em Joinville (parceria com a Softville); e em Blumenau (com o Instituto GENE e Blusoft); e também em Florianópolis e Chapecó. O programa tem duração de cinco meses. Oferece capacitação e acesso à rede de empreendedores do ecossistema catarinense.