A Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção no complexo localizado em Caçador, região do Meio-oeste de Santa Catarina. A cidade já conta com uma planta industrial da empresa, que com o novo aporte, ampliará a capacidade instalada em mais 90%, chegando à capacidade nominal de 1,140 milhão m³ / ano em painéis de MDF.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano, e a unidade deverá iniciar suas operações no último trimestre de 2022.
Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos. Mais de 700 pessoas trabalharão no canteiro de obras, dentro dos mais rigorosos protocolos de higiene e segurança, ampliando o efeito de geração de emprego e renda na região.
> Comércio de SC tem queda de 50 mil inadimplentes nos últimos seis meses
Continua depois da publicidade
A Guararapes está abrindo capital e o valor dos investimentos em Caçador não foi revelado.
Com esta expansão, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina.
“A ampliação irá aportar ao País uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração, como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis, e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes”, comenta o CEO Ricardo Pedroso.
Para a implantação da nova linha, foi contratada a empresa alemã Siempelkamp, além de outros fornecedores europeus como Vyncke, Wemhöener, Valmet e Schrader, referências mundiais na fabricação de equipamentos ligados a instalações fabris de vanguarda e alta competitividade.
Segundo Pedroso, 2020 foi um ano recorde para a companhia.
> Joinville prepara mudanças no código ambiental; veja os principais pontos
De acordo com a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), entidade que representa o setor, o mercado doméstico de painéis de MDF cresceu 9,3% de 2019 para 2020, passando 3,893 milhões de m³ para 4,257 milhões de m³.
Continua depois da publicidade
As exportações do setor também cresceram: 5,9%, passando de 1,025 para 1,085 mil m³. A Guararapes é uma das maiores exportadoras de compensados e MDF do Brasil.
Com mais de 35 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador e Santa Cecília (ambas em SC), e Palmas (PR), com capacidade de produção de mais de 600 mil m³/ano de MDF e 350 mil m³/ano de compensados. Atualmente, comercializa seus produtos em todo o país e exporta para mais de 60 países.