MOMENTO PARA RECUPERAR RESULTADOS
Pesquisas anuais feitas pela Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio SC) desde 2011 (à exceção de 2015) mostram como o cenário econômico interfere na disposição dos turistas e participantes do Festival de Dança de Joinville em gastar seu dinheiro durante a permanência na cidade.
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A coluna faz uma leitura dos dados apurados no período: no comparativo das cinco edições analisadas, quatro conclusões se impõem:
1. Os setores do comércio e de serviços faturaram menos desde 2014, com quedas anuais sucessivas (em percentuais), relativamente a anos anteriores.
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2. Da mesma forma, a ocupação hoteleira também diminuiu, e o faturamento de hotéis e pousadas teve evolução menor, inclusive havendo queda expressiva entre 2016 e 2017. Nesse caso, outro motivo ajuda a explicar o fato, que é o aumento do número de casas de parentes e amigos que alojam os visitantes.
3. Claro que a situação igualmente impactou no tempo médio de permanência dos turistas na cidade, de quase sete dias para menos de seis, em média.
4. Em linha com as respostas para os outros quesitos, os donos de comércios e serviços (à exceção da hotelaria) avaliam que diminuiu o movimento de negócios de um ano para outro, havendo tímida recuperação no ano passado em comparação com 2016.
Depois de tantos anos com resultados abaixo do desejado, a expectativa de negócios para este ano é relativamente melhor. Claro que não é razoável imaginar que a economia joinvilense vai ser inundada por turistas endinheirados. Como a esmagadora maioria dos participantes são estudantes e profissionais autônomos, predominantemente da classe B, é prematuro comemorar lucros antecipadamente. Ainda não é hora para tanto, embora a gravidade da crise possa parecer menor do que há três/quatro anos.
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Faturamento de hotéis e pousadas, em %, comparativamente ao ano anterior.
2011/2012: + 12,4.
2012/2013: + 8,2
2013/2014: + 6.
2016/2014: + 3,8.
2017/2016: – 6,26.
Faturamento dos setores de comércio e serviços, exceto a rede hoteleira, em %, comparativamente ao ano anterior:
2011/2012: + 11,31
2013/2012: + 3,7
2014/2013: + 6,7
2016/2014: – 6,1
2017/2016: – 3,6
Avaliação do movimento de vendas no período do Festival (comércio e serviços, exceto hotelaria, em %, comparativamente ao ano anterior):
Bom e excelente:
2011/2012: 66
2012/2013: 53
2014/2013: 52
2016/2014: 19
2017/2016: 39
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