Rogério Siqueira, ex-CEO do Beto Carrero World, foi convidado para ser o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo de Santa Catarina. O executivo teve passagem vitoriosa pelo mais importante parque de diversões da América do Sul, de onde saiu em 1º de fevereiro deste ano.

Continua depois da publicidade

Siqueira já conversou com dirigentes empresariais sobre o assunto, parta sondar as relações do empresariado com o governo,  e poderá ser anunciado em breve como sucessor do dentista Lucas Esmeraldino no cargo.

A secretaria é estratégica e central para alavancar o desenvolvimento do Estado, especialmente neste momento de crise inesperada.

Em sua estrutura, estão órgãos importantes como Instituto de Meio Ambiente, responsável pela concessão de licenciamentos ambientais; pela gestão dos portos públicos de São Francisco do Sul e de Imbituba. Também é responde pela implementação de políticas de apoio à micro e pequena empresa e à área de inovação.

Por isso, há tanta ansiedade do meio empresarial para que o posto seja ocupado por alguém afinado com a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Há pouco mais de duas semanas, o Conselho de Federações Empresariais (Cofem) foi consultado pelo governador para indicar um nome para a Secretaria, mas as federações empresariais preferiram não fazer para se manterem isentas em relação à questão política.

A rigor, jamais se sentiram representadas com Esmeraldino. Com Siqueira, vingando, o diálogo será mais fácil porque ele fala a linguagem empresarial.