Um estudo detalhado, publicado pelo Inovation Center, mostra os variados cenários macroeconômicos, abordando aspectos financeiro, de saúde e de consumo que remetem a situações futuras, a partir da vivência da humanidade com o Coronavírus, que está a redesenhar, por completo, a realidade social e econômica em todo o mundo.

Continua depois da publicidade

A síntese do estudo indica que as mudanças de hábitos se direcionam para:

1. o crescimento do interesse por produtos ligados à manutenção geral das saúde e bem-estar;

2. haverá prioridade de compra de produtos essenciais, com armazenamento  de alimentos e vasta gama de produtos de saúde;

3. aumento das compras online e diminuição de idas a lojas físicas;

Continua depois da publicidade

4. viagens de compras serão restritas e cresce a preocupação com aumento de preços

5. pessoas retornam, gradualmente, à rotina diária, mas agora muito mais atentas com a sua saúde.

O trabalho também projeta tendências que estão por vir.

1. o abastecimento da despensa, nos lares, implica num possível adiantamento de compras essencais, o que pode gerar um ponto mínimo de vendas a médio prazo, à medida em que esses itens vão sendo consumidos. 

2. Particularmente, para alimentos, poderá haver uma expansão sustentável, já que as pessoas passam aa consumir mais em casa do que faziam antes do Coronavírus.

3. O consumidor aprenderá com a crise e tenderá a desenvolver melhores hábitos de saúde, nutrição e saneamento, o que representa uma oportunidade para que os fabricantes fortaleçam a consciência dos consumidores sobre estes temas e, assim, captar e ampliar as demandas a longo prazo.

4. O canal online terá, cada vez mais, importância para os negócios. 

5. Por isso, é fundamental desenhar uma estratégia adequada para este canal.

6. Também será muito importante impulsionar as cadeias de suprimento e de logística, de modo a contar com a flexibilidade suficiente para responder às mudanças do comportamento de consumo.

Continua depois da publicidade

7.  Aumenta a importância das redes sociais como meio de se obter atualizações rápidas, e de formas oficiais, sobre as novidades. 

 8. Por outro lado, a quarentena em família, propicia a retomada do consumo de meios de comunicação tradicionais. 

 9.  É uma oportunidade para examinar as capacidades das diversas plataformas da empresa, e otimizar estratégias para fortificar a comunicação com os consumidores e o compromisso com as marcas. 

10. Os comerciantes também devem estar atentos ao possível aumento da utilização de serviços de atendimento (SAC 0880), tendo em vista o maior número de consumidores – aqueles que estão fazendo, pela primeira vez, a compra online necessitam de mais informações claras sobre o funcionamento..  

Continua depois da publicidade