A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, mediante a Fundação Empreender, está estruturando escola de sucessão empresarial. A instituição vai ter sede em Joinville. O projeto, pilotado por Sérgio Rodrigues Alves, já tem oito módulos de ensino definidos e poderá ganhar parceria com universidade estrangeira.
Continua depois da publicidade
> Ex-presidente da Acij é cotado para dirigir a Facisc
A iniciativa é oportuna: 95% das 34 mil empresas filiadas à Facisc são familiares, e terão de passar por sucessão em seus comandos. Sérgio Alves é vice-presidente da federação para a região Norte e deverá ser eleito presidente em setembro.
A criação da escola tem apoio e consultoria de professor da renomada Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte. O nome da escola ainda não está definido.
Alves diz que quer começar as aulas da primeira turma ainda neste ano, com 30 alunos de diferentes empresas. O curso deverá ter duração de aproximadamente um ano.
Continua depois da publicidade
> Bananicultores de Santa Catarina perdem 70% da colheita e solicitam reunião com ministra
Encaminhar a sucessão empresarial bem planejada é um desafio de décadas e que só tem se agravado nos últimos anos porque cresce a competição e, num mundo de negócios globalizado, a qualidade da gestão é fator essencial para se obter o sucesso. As novas gerações de empresários, e até os jovens executivos que ascendem a postos de média e alta direção, precisam de conhecimentos técnicos nas variadas áreas de gestão empresarial para perenizarem os negócios.