Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL manifestam a crença de que o momento exige conciliação.O Conselho das Entidades de Joinville – formado por Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL – divulgou nesta quarta-feira, dia 29, comunicado em que se manifesta favorável a orientações e decretos do poder público “que demonstram esforço em manter uma estratégia de combate ao Covid-19, que concilie a defesa da saúde, das vidas e também da economia e dos empregos”.
Continua depois da publicidade
> Metade dos joinvilenses não cumpre isolamento social aos sábados
O comunicado lembra as restrições à movimentação de pessoas adotadas nas últimas semanas em Joinville: proibição de circulação de quem tem mais de 60 anos (exceto por motivos de trabalho, saúde e alimentação); restrição de horários de funcionamento de bares e restaurantes; e, mais recentemente, limitação de acesso a 30% da capacidade de ocupação de estabelecimentos de comércio varejista e atacadista.
Na visão das entidades, a gestão pública tem demonstrado, desta forma, que “é possível adotar diferentes alternativas de restrição de circulação para mitigar o contágio pelo novo coronavírus sem precisar impor medidas extremadas”. Significa dizer que elas não querem a decretação de lockdown, considerando os efeitos negativos que essa medida teria sobre as atividades e os negócios.
As entidades empresariais ainda mencionam iniciativas que o setor produtivo vem realizando para contribuir no combate à Covid-19, como protocolos de prevenção à saúde nos ambientes empresariais, doações para reforçar as condições de atendimento na rede pública de saúde e campanhas de conscientização para os trabalhadores respeitarem orientações contra aglomerações fora do trabalho, nos momentos de folga.
“É desta forma, agindo juntos em torno de protocolos de segurança na atividade empresarial e na vida familiar, que cada entidade, cada organização e cada cidadão estará dando sua contribuição para salvarmos vidas, superarmos a crise econômica e vencermos a guerra contra a covid-19”, conclui a nota.
Continua depois da publicidade