Levantamento recente feito pela Associação Empresarial de Joinville com respostas de 37 empresas apurou que há 3.526 vagas de trabalho para 198 cargos. O estudo denominado "Relatório de Empregabilidade em Joinville" mostra a situação do mercado de trabalho e emprego em Joinville. Entre outras informações, anota o valor do salário oferecido e aponta, também, 83 cursos de formação profissional desejados por estas empresas. Do total de vagas, 844 eram de auxiliar de produção, mas 209 de desenvolvedores de software. Isso dá uma ideia de que, se de um lado, a busca por pessoal para o chão de fábrica continua predominante, já há um grande volume de empregos no setor de tecnologia, a indicar seu forte crescimento na cidade. Operador de máquina (131), motorista (101) e auxiliar de limpeza (101) aparecem a seguir, na demanda, todos na casa da centena de postos em aberto.
Continua depois da publicidade
Uma questão antiga, e que se revela novamente neste levantamento, é a dificuldade para as companhias encontrarem o trabalhador desejado para as funções e cargos que estão desocupados. O problema, em grande parte, está na baixa qualificação desejada. A pesquisa revela que a demora para preencher as vagas pode chegar a seis meses; e nove de cada dez postos de trabalho são preenchidos após 30 dias de vacância.
Vagas com maior tempo médio em aberto para contratação (em dias)
cozinheira: 180
consultor técnico: 150
Continua depois da publicidade
ferramenteiro/torneiro: 120
analista pleno de desenvolvimento: 90
auxiliar de cozinha: 90
eletricista de veículos pesados: 90
mecânico diesel: 90
professor: 90
programador trainee de desenvolvimento: 90
projetista: 90
A maioria das vagas (64%) exige escolaridade de ensino fundamental ou médio. Significa que do total, 1406 postos de trabalho devem ser ocupados por um trabalhador que, pelo menos, tenha concluído o ensino médio; e 851 vagas necessitam apenas de ensino fundamental.
Os melhores salários – média – segundo essa mesma pesquisa, estão em funções como coordenador de supply; gerente de vendas; e gerente e consultor técnico. Essas funções pagam R$ 17 mil; 15 mil e 12.600,00, respectivamente.