Um consórcio das empresas joinvilenses participou das obras do Belém Porto Futuro, um empreendimento concluído em 15 meses e inaugurado no dia 13 deste mês, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. As empresas envolvidas no projeto foram a São Paleta Engenharia, Construtora Fortunato e Azimute Engenharia.
Continua depois da publicidade
A obra revitalizou uma área de 58 mil metros quadrados na região central de Belém, criando um novo parque, e resolveu um problema antigo de enchentes da região, uma vez que armazena água da chuva no subsolo do parque em momentos de maré cheia, para ser bombeada a seguir.
O complexo funcionará como um polo de desenvolvimento para impulsionar o turismo e o comércio local. A expectativa é que 8 mil pessoas circulem diariamente pelo local. O empreendimento teve investimentos R$ 34,5 milhões da União.
Entre as ações do projeto Belém Porto Futuro estão a criação de um parque urbano, da “Praça Futuro” e da revitalização da praça General Magalhães, além de obras periféricas como a implantação de uma ponte para melhorar o tráfego na região do Belém, e de uma bacia de escoamento de águas pluviais para evitar alagamentos em época de chuvas fortes.
Continua depois da publicidade