O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES), que afere a percepção dos empresários da indústria, comércio e serviços de Joinville e região com relação à economia, apontou um indicador ligeiramente positivo. O índice foi de 50,18 neste 2° e 3° trimestres de 2020. Percentual maior que 50 indica que a confiança está no campo positivo.
Continua depois da publicidade
– Os resultados do ICES do segundo e terceiro trimestres de 2020 demonstram uma consistência otimista diante de um cataclisma econômico causado pela epidemia do COVID-19 afirma o pesquisador e economista Ricardo Della Santina Torres. O indicador de expectativa para a economia nacional, marcou 52,62 pontos.
Apenas dois indicadores ficaram no campo negativo, relativos à taxa de câmbio e à economia internacional, em 48,26 e 48,55 pontos, respectivamente. O índice de lucratividade, caiu ligeiramente, mas permanece forte em campo positivo: era de 58,96, no último trimestre de 2019, reduzindo-se para 54,07 nesta edição do ICES.
A necessidade de investimento se manteve forte, denotando desejo dos empresários em crescer e modernizar seus negócios.
Continua depois da publicidade
No quesito de emprego, há expectativa de novas contratações no quarto trimestre de 2020. Os dados mais recente pesquisa foram comparados com o último trimestre de 2019 porque o levantamento do ICES não foi realizado no primeiro trimestre de 2020 devido à pandemia.