Empresário joinvilense desenvolveu aplicativo que usa ferramentas de inteligência artificial para facilitar a vida de usuários de ônibus fretados na cidade. O objetivo é atender associados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville. O aplicativo chamado Ideal foi concebido pela Imediatum Tecnologia da Mobilidade, liderada por Diogo Harger.

Continua depois da publicidade

— O aplicativo deverá entrar em atividade neste ano, mas não há data definida.  A plataforma ainda não está totalmente pronta. Estamos em fase final de testes, e é preciso fazer a sua validação — explica o empresário.

A plataforma vai ser utilizada pelos passageiros no modelo de fretamento compartilhado de ônibus. Os trabalhadores do comércio, potenciais usuários do sistema, vão poder acompanhar o trajeto em tempo real.

Continua depois da publicidade

O projeto é inovador, e não tem semelhança com o que há nos municípios de Goiânia e de Fortaleza. A Imediatum tem como parceiros a Passebus e as duas operadoras do sistema de transporte coletivo na cidade: Transtusa e Gidion.

Não há nenhuma participação do poder público municipal na iniciativa. O aplicativo vai ser utilizado por usuários de ônibus de fretamento, mediante cadastramento prévio, e com roteiros determinados pelas demandas específicas de transporte para o comércio local.

Para as companhias, a plataforma trará vantagens, como absoluto conhecimento de indicadores de desempenho e métricas de uso; ela também permite construir matriz origem-destino dos ônibus em tempo real.