As obras de duplicação da BR-280, que liga o Planalto Norte ao porto de São Francisco do Sul (na região mais empreendedora e de enorme fluxo de produtos de exportação do Estado, estão fora das prioridades de ação dos 16 deputados e três senadores catarinenses, reunidos no Fórum Parlamentar Catarinense. No primeiro encontro de trabalho deste ano, a bancada decidiu as demandas prioritárias para esta legislatura. 

Continua depois da publicidade

Os políticos eleitos em outubro – e que conseguiram boa parcela dos votos em Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Francisco do Sul – elegeram a busca de recursos para a recuperação da BR-282, no Oeste; da BR-470, no Vale; e a continuidade das obras do contorno da Grande Florianópolis como aquelas mais importantes.   

Pelo visto já na largada, os políticos recentemente entronizados nos cargos continuarão omissos em relação às necessidades da região Norte. A primeira promessa de duplicação da BR-280 foi feita em 2007 pela então ministra Dilma Rousseff, em Joinville. Como se vê, o descaso já dura mais de uma década.

Sete neste ano 

O governo do Estado pretende concluir, até o fim do ano, sete unidades de centros de inovação nos municípios de São Bento do Sul, Joaçaba, Chapecó, Tubarão, Itajaí, Brusque e Blumenau.

Um grupo de trabalho está selecionando ações prioritárias para impulsionar os ecossistemas locais de empreendedorismo e inovação, tais como programas de pré-incubação de negócios, formação de empreendedores e gestão de ambientes de inovação.

Continua depois da publicidade

Marina em São Francisco do Sul

O navegador Amyr Klink e o prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, apresentaram ao governador Carlos Moisés projeto de construção de uma marina na baía da Babitonga, acoplada ao terminal turístico naval, com píer de 100 metros de extensão, formato em T e com vagas para 300 embarcações. 

De acordo com o prefeito, o projeto poderá se viabilizar via parceria-público-privada, unindo governos municipal, estadual e iniciativa privada. 

Vice-presidente

A Tupy promoveu Fábio Pena Rios, diretor de Engenharia Corporativo para vice-presidente de Operações. A posição é nova dentro da estrutura organizacional da companhia, respondendo diretamente ao presidente Fernando Cestari de Rizzo.

Rios passou por empresas como Blackhawk e Teksid, e nos últimos dez anos liderou projetos de desenvolvimento de produtos e atuou em importantes implantações fabris na Tupy. Como vice-presidente será responsável pelos times de manufatura e engenharia.

Continua depois da publicidade