A nota publicada "As promessas de obras que foram esquecidas" na coluna desta sexta-feira, dia 15, caiu como uma bomba nos gabinetes de deputados federais eleitos pela região Norte de Santa Catarina. Houve forte reação dos políticos. Carlos Chiodini é veemente em dizer que o fórum parlamentar catarinense não definiu prioridades de infraestrutura. Contesta a informação vinda da assessoria da colega e presidente do fórum, deputada Carmen Zanotto, de que o órgão teria decidido priorizar, para este ano, esforços e ações em torno das duplicações da BR-282 e BR-470. Lembra que o Norte do Estado está representado com cinco parlamentares no Congresso.
Continua depois da publicidade
O deputado Rodrigo Coelho emitiu nota afirmando ser favorável e se empenha por mais dinheiro para as obras de duplicação da rodovia BR-280. Relaciona ofícios enviados a autoridades do governo federal nesse sentido. E defende a privatização da estrada.
Natural os parlamentares do Norte se posicionarem assim. Têm de honrar os votos recebidos nas urnas. Sejamos otimistas.
Tomara que os cinco – que representam pouco mais de um terço dos 16 deputados federais eleitos em outubro pelo Estado – consigam, de fato, sensibilizar as esferas do Poder, em Brasília, e demonstrem a força tão desejada pela sociedade para que esta, e outras obras, saiam da oratória para a prática.
Afinal, há unanimidade num ponto: melhorar a infraestrutura é essencial para a competitividade empresarial e para a qualidade de vida das pessoas.
Continua depois da publicidade
Diante disso tudo e da intensa repercussão, a conclusão é óbvia: se Zanotto se excedeu, no mínimo o fórum parlamentar catarinense nasce desunido já no início da Legislatura.