O novo Coronavírus provocou o fechamento de 522 mil empresas em todo o país, apenas no mês de junho. O dado vem da pesquisa “Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”. Significa 39% do total; e destas, 518 mil eram de pequeno porte: aquelas com até 49 empregados.

Continua depois da publicidade

“Sem crédito, pequenas empresas vão fechar”, diz presidente da Federação das Micro Empresas de Santa Catarina

Metade das empresas atingidas pela crise são do setor de serviços, significando 258,5 mil negócios. O comércio fechou 192 mil estabelecimentos; na construção civil foram 39 mil; e na indústria, 34 mil empreendimentos desapareceram em todo o país somente no mês passado.

De acordo com o IBGE, a estimativa é de que o país tinha, na primeira quinzena de junho, 4 milhões de empresas. Entre elas 2,7 milhões (67,4%) estavam em funcionamento total ou parcial; 610,3 mil (15%) fechadas temporariamente e 716,4 mil (17,6%) encerradas em definitivo.

Senado aprova projeto que facilita renegociação de dívidas de pequenas empresas

Continua depois da publicidade

O levantamento ainda mostra que sete em cada dez empresas em funcionamento (71%) reduziram vendas de maneira relevante na primeira quinzena de junho comparado com o mês de março, quando do início da pandemia.

Na produção, 63,0% das companhias tiveram dificuldade de fabricar produtos ou atender clientes, e seis em cada dez empresas encontraram dificuldades, para acessar fornecedores.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Segundo o IBGE, um terço das companhias mudaram o método de entrega de seus produtos ou serviços, e passaram a fazer também serviços online. Do total, um quinto delas lançaram ou passaram a comercializar novos produtos e/ou serviços desde o início da pandemia.

Continua depois da publicidade