Pesquisa feita pela Brain Inteligência e Assessoria em Real Estate revela características do mercado imobiliário de Joinville. O levantamento mais atualizado indica o comportamento dos negócios no segundo trimestre de 2018 na comparação com outros períodos.

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De abril a junho foram vendidas 411 unidades residenciais e quatro salas comerciais. Das 411, 150 foram lançadas neste ano, representando 37% do total vendido; as outras foram lançadas até dezembro do ano passado.

O preço médio do metro quadrado de área privativa para imóvel residencial foi de R$ 4.748,00, correspondendo a uma queda nominal de 0,8% em relação ao preço observado em março. Já o preço do metro quadrado comercial foi de R$ 7.431,00, o que significa aumento de 2,2%, em termos nominais, em relação a março. 

O valor geral de vendas de lançamentos residenciais no segundo trimestre deste ano somou R$ 70 milhões contra R$ 54 milhões entre abril e junho do ano passado. O aumento é de 30%. No primeiro semestre de 2018 o VGV totalizou R$ 122 milhões. E, de janeiro a junho do ano passado, atingiu R$ 119 milhões. Um ano antes tinha sido de R$ 155 milhões. 

Por padrão, o VGV lançado neste ano (janeiro-junho) somou R$ 86 milhões em imóveis classificados como econômicos; R$ 83 milhões nos demais tipos e, apenas R$ 3 milhões em empreendimentos comerciais.

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Imóveis econômicos têm menor disponibilidade

Outra característica do mercado anotada na pesquisa trata do padrão de imóvel de unidades lançadas. No caso, 3.687 são de padrão econômico; 3.029 do padrão standard; 1.469 do padrão médio, 619 do especial, além de outros 341 do padrão alto, e, ainda, 281 luxo e 83 super luxo. Deste conjunto, 189 encontram-se em oferta final. Ou seja, um de cada cinco do que foi disponibilizado para venda.

A menor disponibilidade sobre a oferta lançada encontra-se no padrão econômico: 11,8%. A tipologia com maior representatividade na cidade é a de dois dormitórios com 52% das unidades em oferta final, seguida pela tipologia de três dormitórios: 36% do total do estoque. Dos empreendimentos comerciais, a oferta lançada é de 623 unidades; e a oferta final de 128 unidades: ou seja, 21% está disponível para venda. 

Outra informação do relatório da Brain indica que 75 empreendimentos esgotaram sua oferta durante o ano de 2016. Outros 39 esgotaram sua oferta no ano seguinte, e somente 23 de janeiro a junho de 2018.

Mais unidades lançadas

O número de empreendimentos residenciais lançados no segundo trimestre deste ano é menor do que os dos mesmos trimestres dos dois anos anteriores. Os número: de abril a junho de 2018 foram lançados cinco; um ano antes foram 8 e, em 2016, eram sete. Não houve nenhum lançamento comercial nos períodos em análise. 

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O estudo apresenta, também, dados sobre unidades lançadas por trimestre. De abril a junho de 2017 foram lançadas 212 unidades; e no igual período deste ano o aumento foi de 41%, chegando a 298. A análise demonstra que no segundo trimestre de 2016 foram lançadas 132 apartamentos.

Nos dias 19 e 20, irá ocorrer o 7º Simpósio do Mercado Imobiliário de Santa Catarina, na Acij. Entre os destaques da programação, cinco palestras, como a de José Eduardo Demathé, sobre a preservação do patrimônio histórico.