No início da tarde desta terça-feira, dia 24 de março, empresários e profissionais da Prefeitura de Joinville pediam socorro às empresas de Tecnologia da Informação (TI). Procuravam um servidor que reúna, num só equipamento, todas as informações, conectadas em tempo real, de quantidade de pessoas que entram nos hospitais e unidades de saúde e postos de saúde do município. Sim, estas informações, até agora, estavam desconexas, com cada um dos estabelecimentos fazendo contagem isoladamente.
Continua depois da publicidade
É nestas horas dramáticas que se percebe a importância de se dispor de rápida e confiável qualidade de informações para dar respostas precisas e que auxiliem a comunidade em suas mais básicas necessidades.
> Em site especial, leia tudo sobre coronavírus
Em Joinville há 99 leitos de UTI para adultos e 8 para crianças. Para os adultos há 20 no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt; 20 no Hospital Dona Helena; 30 no Hospital São José; 19 no Centro Hospitalar Unimed; 10 no Hospital Geral de Joinville (Hapvida), totalizando 107 em toda a rede de saúde no município de Joinville.
Para atendimento pediátrico, Joinville só dispõe de 8 leitos de UTI: quatro no Hospital Dona Helena e quatro no Centro Hospitalar da Unimed.
Continua depois da publicidade
O índice de ocupação dos 107 espaços é elevado. Nos hospitais São José e Regional está em 95%. No Dona Helena a ocupação está em 70%, na Unimed é de 80% e no Hapvida o percentual é baixo: só 6,5%.
As informações são da Prefeitura de Joinville.
A prefeitura vai criar um hospital de campanha no Hospital São José.