Lideranças do setor de restaurantes de Joinville conversaram com o prefeito do município, Udo Döhler, no domingo, dia 19. Pedem que faça decreto autorizando a reabertura dos bares e restaurantes na cidade.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus.

O setor espera para esta segunda-feira uma decisão oficial favorável, mas sob regras para evitar-se o contágio pelo Coronavírus. O tema foi tratado tangencialmente na prefeitura. Ainda não há decisão clara a respeito.

Como é provável que o governador Carlos Moisés flexibilize funcionamento de algumas atividades econômicas na quarta-feira, dia 22, é possível que se aguarde até esta data. Um simples decreto municipal – como fizeram Jaraguá do Sul, Guaramirim e Canoinhas – confronta decreto estadual, ainda em vigor, que impede a operação desse tipo de negócio.

Em Joinville há mais de 400 restaurantes, todos fechados há mais de um mês para atendimento presencial. Só o delivery funciona. A situação dos negócios é de calamidade e vários estabelecimentos vão ter de fechar as portas por não suportarem ficar sem receita.

Continua depois da publicidade

Vários deles já demitiram funcionários; outros suspenderam contrato de trabalho.

Em nota divulgada pelo governo do Estado, os municípios podem alterar as medidas apenas para torná-las mais restritivas, e não o contrário. Veja a nota na íntegra:

"O entendimento do Governo do Estado é de que os municípios têm autonomia para implementar medidas mais restritivas do que as de âmbito estadual, mas não flexibilizá-las. Novas definições dependem de análise do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes)."

Leia as últimas notícias de Joinville e região.