O Consórcio Ponta Negra em Soluções Logísticas e Transportes Ltda., de Manaus, e a Porto Seco do Triângulo Ltda., com sede em Uberaba (MG), venceu a licitação da Infraero e vai construir o terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville. Com investimento de R$ 19,8 milhões, o início da vigência do contrato está previsto para o dia 6 de agosto, próxima segunda-feira.
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A partir dessa data, o consórcio, que já ganhou licitação para modernizar o aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, deve realizar os serviços em Joinville no prazo de 24 meses. A ganhadora tem o direito de explorar o empreendimento de Joinville pelo prazo de 25 anos (300 meses).
O concessionário fica responsável pela elaboração dos projetos e execução dos serviços de adequação e melhorias do Teca atual de Joinville, além de serviços e instalações complementares destinadas à implantação do complexo logístico com atividades de armazenagem e movimentação de cargas – tanto nacionais quanto internacionais. Também está previsto um entreposto aduaneiro (condomínio industrial logístico). Atualmente, o Teca tem 2.300 m² e, com as obras prontas, vai ocupar 103 mil m².
A homologação
A licitação, lançada em 30 de janeiro deste ano, tem o número 004/LALI-2/SBJV/2018 e a Infraero homologou o resultado do certame em 25 de julho. Antes, em 11 de abril, a comissão de licitação tinha inabilitado a Infinity Administradora de Bens Ltda., de Itajaí, porque ela não comprovou ter executado obras semelhantes para o poder público e nem para a iniciativa privada, não tendo demonstrado movimentação mínima de 1.150 toneladas de carga por ano em recinto alfandegado – exigência do edital.
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Valor global
O diretor de negócios comerciais da Infraero, Marx Martins Marxiano Rodrigues, explica, no documento de homologação, que a partir daí a licitação correu e o consócio levou a melhor pelo preço mínimo mensal de R$ 522 mil e valor global de R$ 155.534.000, incluído o preço básico inicial de R$ 500 mil, já previsto o período estimado de isenção de três meses, com os percentuais de 12% para modal marítimo, 50% para o aéreo, 57% para o terrestre, 15% para outros serviços, 15% para receitas acessórias, 15% para receitas do centro logístico e 50% para receitas do entreposto aduaneiro, nos termos do subitem 8.3, alínea “b” do edital, para o período contratual de 300 meses, ou 25 anos.
Noite do Connect
Robinson Shiba, sócio-fundador do Grupo TrendFoods, que detém as marcas China in Box e Gendai, e o historiador e professor Leandro Karnall são as atrações da noite deste dia 2 no evento Connect 2018, na Expoville. O encontro é uma realização da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme). São esperadas duas mil pessoas, a grande maioria empresários. Shiba, que também é apresentador do “Shark Tank Brasil”, vai falar sobre “Sonhos in Box: a história de um empreendedor”, compartilhando sua trajetória de sucesso e os desafios de empreender num país repleto de burocracias e oportunidades.
Em 1994, o China in Box foi transformado numa franqueadora. Em menos de dois anos, a rede já tinha 60 unidades franqueadas. Em 2008, surgiu o TrendFoods, que incorporou as marcas China in Box e Gendai em uma só gestão. Robinson Shiba é o presidente do grupo que é um dos líderes de mercado no segmento. Vinte e quatro anos depois de lavar pratos e entregar pizzas nos Estados Unidos, tornou-se dono da maior rede de fast food chinês atuante na América Latina. Leandro Karnall vai falar de como a liderança é essencial para o sucesso, especialmente em tempos nos quais a competitividade crescente exige competências múltiplas. Se alguém imagina que o teor de sua fala terá enfoque sobre aspectos político-eleitorais, engana-se. A pedido da organização, ele vai concentrar seus argumentos em assuntos relacionados aos interesses específicos de comportamento e gestão.
No evento do ano passado, a Expoville superlotou.