Santa Catarina é o segundo Estado que mais abriu lojas (852) no primeiro semestre deste ano, atrás apenas de São Paulo (2.468). Os números são de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e comemorados pela Fecomércio-SC. A explicação está na recuperação da economia, ainda que tímida, desde o segundo semestre do ano passado, embora ainda não tenha revertido os prejuízos dos anos anteriores. Em 2017, Santa Catarina foi o único Estado que teve mais lojas novas do que fechadas, mas em 2015 e em 2016, quase 17 mil lojas fecharam as portas no Estado. As vendas do varejo ampliado (que inclui os segmentos de material de construção e de automóveis) aumentaram 13% até junho, um evidente sinal de melhora em comparação com igual período do ano passado.
Continua depois da publicidade
De janeiro a junho de 2018, onze das 27 unidades da Federação registraram abertura de novos pontos de venda. Para o País, a Confederação Nacional do Comércio prevê abertura de 5.200 novos negócios até o final do ano. Os resultados nacionais de janeiro a julho mostram incremento de 2.252 pontos de venda.
Crediário
Para auxiliar o lojista, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) desenvolveu uma ferramenta que agrega todas as funcionalidades. O SPC Crediário permite ao comerciante fazer a gestão do crediário próprio, com emissão de carnê, análise de clientes e garantia de recebimento das parcelas em caso de inadimplência, além de outras funcionalidades. A maior parte do varejo catarinense é formada por empresas de pequeno e médio portes, que não dispõem de estrutura exclusiva para gerenciar o serviço. Este novo instrumento pretende preencher essa lacuna.
Continua depois da publicidade
Natal e mentoria
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul apresentou a campanha promocional de Natal e o Projeto Mentores do Varejo na reunião plenária desta quarta-feira. A ação natalina começa no dia 1º de novembro, seguindo até 9 de janeiro de 2019. O Projeto Mentores do Varejo é destinado a lojistas associados da CDL, interessados em se conectar a comerciantes experientes para buscar o crescimento por meio da troca de experiências.