A XP Investimentos, em relatório de 88 páginas, prevê um ano favorável à economia. Projeta o crescimento do PIB em 2%; juros básicos (Selic) tendendo a 7,50% ao final do ano, devendo manter-se baixa se a agenda de reformas acontecer. A inflação deverá ficar baixa, em 4,25% ao ano; e o câmbio oscilar entre R$ 3,70 e R$ 3,90. 

Continua depois da publicidade

Os analistas da corretora afirmam que há boas chances de aprovação da reforma da Previdência, mas alertam para a necessidade de nomes sintonizados com o governo ganharem as eleições para os comandos da Câmara de Deputados e do Senado, em fevereiro.

A XP aposta que a Bolsa de Valores vá evoluir para até 125 mil pontos em dezembro, tornando-se o ativo mais atrativo para negócios no ano, tendo a menor percepção de riscos e maior alocação de recursos como elementos centrais dessa onde de otimismo. No cenário externo, os especialistas afirmam que China e Estados Unidos encontrarão um acordo para suas divergências comerciais atuais. A expansão norte-americana se contentará com 2% neste ano; e a economia chinesa poderá crescer de 6% a 6,5% em 2019. Na vizinha Argentina, o presidente Macri deverá ser reeleito.