A Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville lança o cashback CDL Joinville, uma campanha para tentar alavancar as vendas nos primeiros 45 dias de 2020. A iniciativa, comum nos Estados Unidos, ainda pouco utilizada no Brasil, traz como apelo a ideia de que o consumidor terá parte do dinheiro gasto com compras de volta. No caso da campanha da CDL de Joinville, a cada R$ 100,00 em compras o cliente vai ganhar um bônus de R$ 10,00. Ou 10% do valor gasto no comércio. A cédula do cashback será entregue aos consumidores no período de 1 a 31 de dezembro deste ano pelos estabelecimentos participantes e terá validade de utilização pelos joinvilenses entre 1 de janeiro e 16 de fevereiro de 2020.
Continua depois da publicidade
Este é o período do ano com vendas normalmente muito fracas, daí a razão da campanha. Os motivos são óbvios: a população já está naturalmente endividada no começo do ano por causa das compras de Natal, festas de fim de ano e viagens de férias.
O desconto somente será concedido mediante entrega da cédula cashback pelo consumidor. A cédula não precisa ser utilizada pelo consumidor no mesmo estabelecimento que a concedeu. As lojas não poderão condicionar a concessão de desconto à compra de produto específico. A cédula de cashback não poderá ser convertida em dinheiro. A verificar, também, quantas lojas vão participar da campanha, já que para elas há um investimento inicial a ser feito.
Por ora, as atenções de todos – lojistas e clientes – estão voltadas às promoções a serem feitas nos sites e nas lojas físicas durante o black friday, que neste ano será dia 29 de novembro, poucas semanas antes do Natal – a outra data emblemática para os negócios.
Continua depois da publicidade