A Câmara de Vereadores de Joinville tem uma missão importante neste ano: discutir e aprovar o projeto de lei do plano diretor do município de Joinville. O texto foi finalizado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável no final de 2018. A construção da revisão do plano diretor foi uma batalha que demorou cinco anos até que fossem definidas as linhas gerais e realizadas audiências públicas que legitimaram o texto-base enviado ao Legislativo.
Continua depois da publicidade
A complexidade dos assuntos envolvidos na temática cria um ambiente de debates profundos na área política. Especialmente porque há, inevitavelmente, posições opostas em variados pontos do amplo documento, naturalmente.
Mas é claro que os vereadores não têm mais motivos para evitar apreciar o plano diretor. Que, aliás, sequer foi analisado por alguma comissão, até o momento. Como este ano é ano de eleições municipais, na prática, o tempo para avaliar o assunto e votar a matéria se esgota em maio/junho. Daí em diante, todos só vão se dedicar às próprias campanhas eleitorais.