De admiração. Essa foi reação generalizada dos centenas de empresários que participaram da inauguração do Ágora Tech Park, convertido em centro de inovação e de tecnologia de Joinville, a partir de convênio assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina, prefeitura de Joinville, Perini Business Park e Ágora.
Continua depois da publicidade
A informação nova mais importante, na noite de quinta-feira, foi o anúncio do investidor João Kepler, da Bossa Nova Investimentos, e escolhido como melhor investidor-anjo no Brasil pela Awards Lead Partners.
— Faço investimentos em 400 startups em diferentes estágios de operação, no Brasil e nos Estados Unidos Algumas delas delas em Florianópolis.
Há entusiasmo em ver isso aqui. Joinville vai ser protagonista em inovação. Vou trazer investimentos para Joinville.
Kepler deu a dimensão do fenômeno tecnológico contemporâneo para os negócios com uma simples frase: Se sua empresa não cabe no celular, ela vai ficar fora do mercado. O empresário ainda elogiou:
Continua depois da publicidade
— Não é em todo lugar que se vê algo como o Ágora. O que vi aqui é impressionante!
Ao final do evento foi cercado por interessados em trocar cartões de visita com ele.
A Bossa Nova investe e negócios que já tenham faturamento e se destinem ao mundo corporativo, e não ao consumidor final.

Parceria
Josep Piqué, presidente executivo da espanhola La Salle Technova, e ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Área de Inovação (IASP) também foi destaque na inauguração do parque tecnológico. Ele analisa possibilidade de montar um programa de imersão para as universidades do sistema Acafe, em Barcelona (Espanha). Conversou sobre o tema com a reitora da Univille, Sandra Furlan e com o coordenador do Inovaparq, Marcelo Leandro de Borba.
:: Portal Tech SC traz informações sobre o universo da tecnologia em Santa Catarina
Exemplo
O formato do campus da UFSC, em Joinville, integrado ao complexo do Perini é modelo e inspiração para outros campi da instituição de ensino superior. O reitor Ubaldo César Balthazar, entusiasmado, apontou para o futuro:
— Blumenau, Araranguá poderiam dar salto que Joinville está dando. Em Joinville a UFSC vai colocar pesquisadores e cientistas em contato com projetos de investimentos locais focados em inovação.
Continua depois da publicidade
Outro foco
O secretário de Desenvolvimento Econômico do governo do Estado, Lucas Esmeraldino, confirmou o compromisso do governo do Estado de entregar sete centros de inovação e tecnologia até o fim deste ano. Virá um pacote de ações para formar grande rede de inovação em diferentes regiões. E que o foco deixa de ser a construção de edifícios – como idealizado em 2014 – e sim fomentar ideias, novos negócios em espaços existentes no formato de parcerias com a iniciativa privada.