Neste ano ao Procon de Joinville não fará fiscalização específica e intensiva no comércio local por conta da Black Friday, o evento mais aguardado do ano pelos lojistas e clientes, que ocorre na sexta-feira, dia 29. O trabalho do órgão continua de maneira rotineira. Então, há mais uma razão para que o consumidor sobreponha a razão à emoção de querer comprar (quase) tudo o que está em oferta nas lojas e nos sites. Consultar as finanças cuidadosamente e brecar o instinto consumista é vital para se evitar problemas futuros de inadimplência, e aborrecimento com eventual perda de controle e entrar para a lista de brasileiros negativados junto ao SPC/Serasa. Importante é não se emocionar com o dinheiro da primeira parte do 13 salário que vai cair na conta dos assalariados justamente na data.

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A primeira providência é fazer uma pergunta-chave: preciso desse produto ou serviço? Ele vai, de fato, melhorar a qualidade de vida de maneira duradoura ou é apenas um capricho momentâneo? Ir às compras sempre é bom. Faz bem à alma, estimula a autoestima, às vezes ajuda a superar problemas emocionais, faz girar a roda da economia – fator essencial para gerar investimentos, empregos, renda, riqueza e, assim, sucessivamente. O objetivo básico, central das compras deve ser o de elevar a qualidade de vida das pessoas.

Mas, atenção: a primeira lição o consumidor já deveria ter feito: pesquisar os preços do que pretende comprar com pelo menos 15 dias antes da realização da Black Friday. A lógica, aí, está na possibilidade de verificar, de fato, se as promoções do Black Friday são mesmo vantajosas na comparação com os valores cobrados semanas antes pela mesma loja. Se isto não foi feito, o jeito é gastar mais sola de sapato, ou ficar mais tempo buscando comparativos na internet.

A questão é fundamental e, dependendo da resposta, a vida segue sem que se vá às compras – ou a compra se efetiva. Outra dica importante que consultores dão é evitar ser capturado para o chamado inconsciente que nos provoca com a frase "eu mereço". O tal merecimento, apelo tão ao gosto dos marqueteiros, sempre pretende impulsionar os desejos consumistas de todos nós.

Estimativa da própria Black Friday calcula em R$ 20 milhões o total de vendas em Joinville esperado para 2019 em função das maciças promoções que a data praticamente impõe. O valor representa 16% dos negócios previstos em todo o Estado de Santa Catarina.

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Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que quatro de cada dez brasileiros vão fazer levantamento de preços prévio para decidir se vão, ou não, comprar. Mas metade dos entrevistados garantem que vão adquirir pelo menos um item. Celulares, produtos eletrônicos e comida deverão sr ps campeões de vendas.