Autoridades nacionais do setor aéreo marcam presença em Joinville. Técnicos da Anac e da Secretaria Especial de Programas de Parcerias e Investimentos estão em Joinville nesta quarta e quinta-feira. Chegam para conhecer as características técnicas e operacionais do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. É um trabalho prévio para mapear a modelagem de licitação que acontecerá no próximo ano no contexto do processo de privatização de aeroportos da Infraero. 

Continua depois da publicidade

Em outra agenda sobre o mesmo assunto, o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann estará na Acij na segunda-feira. Em reunião aberta, vai falar sobre infraestrutura aeroportuária no país e, claro, sobre o processo de concessão do aeroporto. O assunto é de máximo interesse para as empresas locais e para a sociedade em geral que utiliza o Lauro Carneiro de Loyola. As duas agendas se inserem no contexto da luta que lideranças locais fazem para evitar o esvaziamento do aeroporto, já que a Infraero fará concorrência em 2020 para deixar com a iniciativa privada nove aeroportos (inclusive o de Joinville) que estão incluídos no bloco Sul do processo de privatizações.

Como diz o prefeito Udo Döhler, é fundamental impedir que o aeroporto se transforme numa simples rodoviária rumo ao Afonso Pena, em Curitiba. 

— Compreendemos ser inviável tirar o aeroporto do leilão de privatização. Vamos mobilizar a sociedade para mostrar às autoridades a importância do aeroporto de Joinville para o futuro. Somos a terceira mais rica do Sul do país, e seremos a segunda. A economia vai triplicar nos próximos 30 anos e isso deverá ser levado em conta pelo vencedor da licitação — diz o prefeito. 

Mercado norteamericano

Indústrias catarinenses têm a oportunidade de conhecer o SelectUSA, programa do governo norte-americano que incentiva a internacionalização dos negócios, em encontro que será realizado na Fiesc, nesta quinta-feira. Especialistas vão falar de tendências para internacionalização.

Continua depois da publicidade

Reforma tributária 

O diretor jurídico André Daher e o vice-presidente regional Sérgio Alves integram grupo de lideranças da Facisc que está montando lista de sugestões sobre reforma tributária. As propostas serão entregues ao presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, que estará em Florianópolis nesta sexta-feira.

Na lista da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, há absoluta rejeição a qualquer aumento de carga tributária e necessidade de se garantir competitividade à economia catarinense frente outros estados brasileiros no contexto de política fiscal envolvendo o ICMS. 

Inscrições para programa de Trainee na Embraco

A Whirlpool abriu inscrições para programa Jovens Talentos. O prazo vai até 17 de setembro pelo site da empresa. Há vagas para as unidades de Joinville, São Paulo, Manaus e Rio Claro. 

Demora em decisão sobre a Duque

O sindicato de trabalhadores e ex-funcionários da Duque continuam à espera de decisão da Justiça sobre pedido de decretação da falência da empresa de Joinville.

Continua depois da publicidade