O índice de confiança do empresário (ICEI) de Santa Catarina registrou 51,1 pontos em julho. É a primeira vez, desde março, que os números indicam otimismo, ultrapassando os 50 pontos. A tendência de aumento também é observada em âmbito nacional, mas, nesse caso, apesar de terceira alta mensal consecutiva, o indicador se fixou em 47,6 pontos.
Continua depois da publicidade
> Estado vai mudar o Investe SC e promete tapete vermelho para investidor
O resultado de Santa Catarina ainda é inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, quando registrou 57,8 pontos, mas já dá sinais de uma mudança de perspectiva.
Os dados são do Observatório FIESC. No levantamento, valores acima de 50 indicam perspectiva otimista, enquanto abaixo desse índice sinalizam pessimismo.
Acompanhando a evolução do ICEI geral, Santa Catarina passou a apresentar cenário otimista pela primeira vez desde março desse ano, quando os impactos econômicos da pandemia do novo Coronavírus passaram a ser sentidos em maior proporção. O resultado – 51,1 pontos – ainda é 6,7 pontos inferior ao apresentado no mesmo mês do ano anterior, mas representa uma melhora de 6,9 pontos em relação a junho, o que pode indicar um cenário mais favorável para os próximos meses, desde que o cenário econômico se estabilize e não ocorra descontrole sobre a evolução de casos no Estado, exigindo maiores restrições sanitárias.
> Pedidos de seguro-desemprego crescem 24% em Joinville em 2020
Continua depois da publicidade
O índice apurado pela CNI para o Brasil, por sua vez, está 9,8 pontos abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. Apesar disso, observa-se trajetória ascendente do indicador nos últimos meses, sinalizando recuperação do nível de confiança empresarial.
Dos componentes do ICEI de Santa Catarina, o indicador de condições atuais continua num patamar muito baixo, embora tenha subido para 37 pontos. O indicador de expectativas por sua vez, aumentou para 58,2, sinalizando maior otimismo dos empresários à medida que se observa o retorno no consumo em alguns setores, com índices de condições crescendo tanto em âmbito estadual quanto nacional, ainda que situados em um cenário de pessimismo.
Os indicadores de condições e expectativas da indústria da transformação apresentaram melhora de forma geral, evidenciando um cenário menos pessimista. As condições para as economias brasileira e catarinense subiram para 31,7 e 31,4 pontos respectivamente. As expectativas por sua vez, aumentaram para 55,1 para o país, e 54,4 para o Estado, respectivamente.
Continua depois da publicidade