A Apex – Agência de Promoção de Exportações e Investimentos – publica estudo e identifica o potencial exportador do Estado de Santa Catarina. Lista 1.736 oportunidades – destacando 282 delas – em 17 setores econômicos com possibilidade de iniciar, manter ou aumentar as vendas para clientes de cinco países considerados principais.
Continua depois da publicidade
As oportunidades de exportação relacionam: a China, Estados Unidos, Argentina, México e Paraguai como principais destinos dos produtos catarinenses. Na China são identificadas 43 oportunidades. Nos Estados Unidos há 113; Na Argentina, são 475; no México 109 e no Paraguai 996.
As categorias de máquinas e equipamentos, aparelhos e materiais elétricos foi a categoria que registrou o maior número de oportunidades: 456, representando 26,3% do total. Na sequência aparecem os complexos de moda, higiene pessoal e cosméticos (23,9%), metalurgia e produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) com 10,7%, e madeira, móveis e outras manufaturas (7%).
O macrossetor da indústria de transformação responde por 90,1% das exportações catarinenses e os principais produtos comercializados são provenientes do complexo de alimentos, como carnes de frango e de suíno, e produtos associados, além daqueles do complexo de máquinas e equipamentos.
O estudo da Apex informa que a pauta exportadora é marcada por índices de baixa concentração, tanto de setores quanto de destinos. De modo geral, a distribuição das exportações do Estado, por intensidade tecnológica, indica que 43,6% das exportações são intensivas em produtos primários. Mas o Estado também registra importante participação das exportações de fornecedores especializados (17,8%).
Continua depois da publicidade