A Agência Nacional de Vigilância Sanitária chama reunião extraordinária na superintendência do porto de Itajaí para esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 14 horas. O órgão do governo federal vai explicar aos agentes portuários e à comunidade, as ações que está tomando frente a ameaça do novo coronavírus (nCoV). O plano de contingência vai detalhar como cada setor deve agir e estabelece a necessidade de comunicação de quaisquer fatos que possam estar relacionados à eventual suspeita de ocorrência da doença.

Continua depois da publicidade

A coluna perguntou também aos gestores do porto de São Francisco do Sul a respeito de medidas adotadas para combater a eventual suspeita da doença. A assessoria de imprensa, diz que o porto de São Francisco do Sul também vai participar do encontro. As deliberações serão adotadas a partir das recomendações que a Anvisa fizer. As práticas a serem implementadas deverão ser comuns aos administradores e profissionais que têm relação com as atividades portuárias.

O Porto Itapoá, via assessoria de imprensa, diz que está seguindo à risca "todas as determinações e protocolos da Anvisa, que controla o sistema sanitário em portos e aeroportos do país. A movimentação (de mercadorias) permanece em sua normalidade até o momento".