O grupo Almeida Junior vai captar recursos junto ao mercado para expandir três de seus seis shoppings centers em Santa Catarina. A empresa vai abrir o capital – fazer IPO – junto à B3 (ex-Bovespa). A oferta inicial de ações se destina à ampliação dos shoppings Garten, de Joinville; do Norte, em Blumenau; e do Continente, no município de São José.

Continua depois da publicidade

Parcela do dinheiro também deverá ser utilizada para melhoria da estrutura de capital. Para a operação financeira foram contratos os bancos BTG Pactual (que será a instituição financeira coordenadora líder); o JP Morgan; o Itau BBA; o Bank of America e XP Investimentos. O grupo Almeida Junior não divulgou o valor que pretende conseguir junto a investidores.

A coluna já noticiou, em dezembro de 2019, que as negociações com as instituições financeiras para a formatação da IPO estavam em andamento.

À época, a assessoria de imprensa emitiu nota curta: – A Almeida Junior, em seu planejamento estratégico para crescimento sempre considerou o mercado de capitais. Foi, então, a primeira vez que o empresário disse, afirmativamente, que tinham interesse em abrir o capital por meio de uma oferta inicial de ações – o que agora se confirmou

Continua depois da publicidade

O CEO Jaimes Almeida Junior é um self made man que ingressou no ramo de shoppings centers em 1982, já tentou se desfazer de parte dos seus atuais negócios no Estado catarinense desde 2017. Em março do ano passado começaram as conversações com a maior administradora de shoppings centers do país, a BRMalls, mas dois meses depois, em 29 de maio, a BRMalls emitiu comunicado oficial, no qual informava ter desistido de tentar comprar os estabelecimentos dao Almeida Junior. Alegou que as condições comerciais não eram adequadas.

O grupo Almeida Junior domina mais de dois terços do mercado de shoppings centers no Estado.