A diretoria da Associação Empresarial de Joinville (Acij) enviou um comunicado aos associados, nucleados e parceiros da entidade recomendando que as empresas reforcem com seus empregados a importância de todos seguirem orientações e determinações das autoridades sanitárias também fora do ambiente e do horário de trabalho por causa do novo coronavírus.
Continua depois da publicidade
> Divórcios aumentos quase 30% durante a pandemia de coronavírus
> Joinville registra mais duas mortes e se aproxima dos 100 óbitos por coronavírus
A decisão de recomendar este reforço tem como base três alertas feitos pela Secretaria Municipal de Saúde no gerenciamento da crise da pandemia:
1) este é o momento de maior transmissão de Covid-19 na cidade;
Continua depois da publicidade
2) hospitais públicos e privados têm atuado perto da capacidade máxima de atendimento;
3) o grande desafio tem sido o comportamento da população fora do trabalho.
A entidade entende que as empresas já vêm agindo para atenuar os dois primeiros pontos de alerta, com protocolos de segurança para preservar a saúde no ambiente de trabalho e com doações para reforçar a infraestrutura da rede pública de saúde.
— É importante lembrar que o momento ainda é difícil e requer sacrifícios. Não é hora, por exemplo, para confraternizações mesmo que em pequenos grupos. É preciso distanciamento de quem queremos bem para protegermos uns aos outros — diz o documento assinado pela diretoria.
> Os próximos passos do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés
O comunicado incluiu um anexo com uma série de orientações das autoridades sanitárias municipais, como evitar aglomerações, usar máscara e respeitar o distanciamento de outras pessoas se precisar sair de casa.
Continua depois da publicidade
— A Acij reforça a crença de que é preciso atuarmos juntos, respeitando protocolos de segurança dentro e fora do ambiente de trabalho, para salvarmos vidas, superarmos a crise econômica e vencermos a guerra contra a covid-19 — conclui o comunicado.
Está certa a entidade. A hora é crítica. Todo o esforço deve ser feito, coletivamente, para que ocorra o menor número possível de infectados pelo Coronavírus. Daí, a importância de um comportamento social responsável.
> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC
> O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal? Entenda