A Associação Empresarial de Joinville definiu, em três eixos, as principais demandas que vai apresentar aos dois candidatos finalistas a prefeito de Joinville. A diretoria da entidade vai promover, nesta quinta-feira (19), lives separadas com Darci de Matos (PSD) e Adriano Silva (NOVO). Os encontros serão realizados com transmissão pelo canal da YouTube (bit.li/youtubeacij) a partir das 17 horas.

Continua depois da publicidade

Infraestrutura e desenvolvimento é o principal pilar de interesse dos empresários. Neste campo, os empresários querem apoio do futuro prefeito para as obras de mobilidade na área do denominado eixo de desenvolvimento norte, por exemplo.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Outro ponto importante é a total digitalização do sistema de alvarás e licenças para empreendimentos e empresas. Na mobilidade urbana a Acij quer que a prefeitura viabilize a abertura de ruas e faça de duplicação de vias para garantir que o crescimento da cidade não esbarre em congestionamentos frequentes e cada vez maiores. O terceiro elemento é o meio ambiente. A associação vai pedir ao próximo prefeito a aceleração de obras de saneamento básico na cidade.

> Mapa do primeiro turno: Darci de Matos liderou na zona Sul, enquando Adriano tem vantagem na região Central

Continua depois da publicidade

Claro que estes são pontos centrais para os negócios, já que se relacionam a fatores decisivos para a competitividade empresarial: Tanto os aspectos de mobilidade como de legislação já são antigos problemas, a merecerem, cada vez mais a atenção de todos. De um lado, porque a piora do tráfego nas ruas e avenidas atrasa deslocamentos e prejudica a produtividade. Isso atinge a todos, independente de classe social ou extrato de renda.

As regras para concessão, ou não, de licenças e alvarás passa pela transparência de ações do setor público. O terceiro fator — o do saneamento — é relativamente novo no olhar dos empresários e se insere na lista de itens exigidos por um mundo global. A escolha de locais para Investimentos, hoje, não são feitos só porque uma cidade tem boa logística ou a mão-de-obra é relativamente melhor do que em outros lugares. Aspectos de qualidade de vida — e aí entra o saneamento — também são bem considerados.

> Quem foram os três vereadores mais votados em Joinville

Ao final de cada agenda, o presidente Marco Antônio Corsini entregará aos candidatos um documento com bandeiras econômicas e comunitárias que a entidade espera ver priorizadas por quem assumir a prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2021.