A nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville toma posse nesta segunda-feira, dia 11, em evento na Harmonia-Lyra. O presidente eleito, José Manoel Ramos, o Zeca, (foto) insiste em seu novo mandato, em bandeiras antigas do interesse do comércio. É a comprovação de que os problemas que atrapalham os negócios continuam, sem equação, há anos. Em entrevista Ramos fala das prioridades e também sobre a cidade. 

Continua depois da publicidade

O que é prioridade na gestão?
Zeca Ramos – Temos duas prioridades nas quais continuaremos a insistir nesta gestão, como outras gestões já fizeram. A primeira é a batalha pela volta do funcionamento do estacionamento rotativo na região central da cidade. A segunda é o renovado e intenso combate ao contrabando, à pirataria e à informalidade. O terceiro ponto é o da qualificação de empreendedores.

Qual é a ideia, neste sentido? 
Ramos – Estamos conversando com escolas para que a CDL proporcione formação e informação para novos empreendedores. Queremos parceria com a Faculdade do Varejo, do Senac. Também queremos outros parceiros. 

Noto que o atendimento nas lojas também precisa melhorar. 

Ramos – Sim, estamos atentos a esse ponto. Os atendentes nas lojas e em restaurantes e estabelecimentos prestadores mudam muito rapidamente. A rotatividade é alta. Muitas vezes é o primeiro emprego deles. Reconheço que precisamos buscar melhorias constantes, sim. 

Continua depois da publicidade

O ano passado foi de estabilidade, e 2019 será melhor? 
Ramos – A recuperação econômica, no comércio, é muito, muito lenta. É quase imperceptível. A inflação sob controle pode ajudar. Os preços de vestuário, por exemplo, estão estáveis há três anos. Mas, o consumo ainda não voltou ao nível de antes. 

O prefeito Udo Döhler desejava anunciar oficialmente, o novo sistema de estacionamento rotativo nesta segunda-feira. Mas a Câmara ainda não revogou a lei atual.
Ramos –
Esperamos, ansiosos, há anos, pela retomada do rotativo. Ele melhorará o fluxo de clientes. 

O que acha do projeto de requalificação do Centro da cidade?
Ramos – A iniciativa é boa. Temo que demore para acontecer porque sabemos da burocracia na liberação de verbas no setor público. Mas, mesmo que não se conclua até 2020, o atual governo deixará uma semente.

A convenção

Na terça-feira, dia 12, os presidentes da CDL de Joinville, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Zeca Ramos e Ivan Tauffer, respectivamente, se reúnem para analisar a programação e detalhes da organização da 48a convenção estadual do comércio lojista, marcada para 23 a 25 de maio. O evento deve reunir mais de 1,5 mil pessoas na Expoville.

Continua depois da publicidade

Direito

A advogada criminalista Sâmia Zattar abre escritório em Joinville. Depois de trabalhar em renomados escritórios paulistas e atuar em casos emblemáticos
de operações da Polícia Federal e Ministério Público. É especializada em direito penal econômico e empresarial.

Economia

Itapoá recebeu 200 mil pessoas nos dias de carnaval. O município tem 20 mil habitantes. Pesquisa detalhada com perfil dos foliões será divulgada nos próximos
dias. Dados preliminares mostram que os cinco dias do carnaval, em São Francisco do Sul, movimentaram de R$ 36 milhões em negócios, levando em conta um gasto
médio de R$ 80 por pessoa em uma estadia média de três dias.