Joinville já chegou a 59.886 casos de Covid-19, desde que a primeira ocorrência foi confirmada, há um ano. O número oficial, vindo da prefeitura, é desta quarta-feira (3). Então, enquanto você lê este texto, o número de doentes já pode ter ultrapassado os 60 mil.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Isso significa que 10% da população do município já contraiu a doença. Dito de outra forma: estatisticamente, uma em cada 10 pessoas que encontramos na rua, na empresa, no supermercado, no ônibus, na farmácia ou em qualquer outro lugar, está infectada, ou já passou pela Covid-19 em seus mais variados graus de gravidade.

Os números podem ser maiores. Afinal, há os casos assintomáticos. Uma notícia melhor vem do secretário de Saúde da prefeitura de Joinville, Jean Rodrigues:

– Estamos testando todos os pacientes sintomáticos, com resultado em até uma hora. Um total de 30% ainda é teste ouro, com resultados em até cinco dias.

Continua depois da publicidade

> Internações por Covid-19 continuam crescendo em Joinville; elevação chega a 32% em uma semana

A prefeitura também está contratando enfermeiros e técnicos em enfermagem para reforçar as equipes. Por isso, é cada vez mais importante todos seguirem os protocolos: lavar as mãos frequentemente, usar álcool gel, usar máscara, manter distanciamento.

Mais: ainda com dados oficiais desta quarta-feira (3), outros 5.339 joinvilenses esperavam pelo resultado para saber se estão, ou não, com Covid. Até agora, os mortos, em Joinville, já somam 722.

> MP apoia em Joinville proposta de divulgação de lista de vacinados contra Covid-19

A doença avança. Como não há medicamentos preventivos eficazes, a solução é combater quando o vírus já se instalou no organismo. Torcer para que não evolua para alta gravidade, e que não seja necessário internação hospitalar.

Como disse o secretário de Saúde do Estado, em entrevista à Globonews: “as pessoas morrem porque a doença é grave”.

Continua depois da publicidade