A ideia surgiu de uma conversa entre amigos que já realizavam aleatoriamente um trabalho voluntário em Joinville e região: levar às crianças educação em forma de brincadeiras. É assim que, desde dezembro de 2016, os Guardiões do Sorriso vêm trabalhando com as crianças do Abrigo Infantojuvenil de Joinville.
Continua depois da publicidade
A enfermeira Karla Ramlow Coelho é voluntária desde o início do projeto. Ela conta que as atividades acontecem uma vez por mês, sempre num domingo. “Geralmente, nós levamos jogos formulados pelos próprios voluntários com perguntas e respostas. Separamos as crianças em equipes e entregamos a elas textos com temas sobre Joinville. Abaixo dos textos há caça-palavras e palavras cruzadas, para elas preencherem conforme o tema discutido. Desta forma, conseguimos observar o nível de concentração das crianças e as dificuldades delas em associar a leitura com o conteúdo oral e nas próximas ações atentar e auxiliar mais essas crianças”, explica Karla.
Karla conta que o projeto é emocionante e sempre que volta para casa já pensa em próximas ações para realizar com as crianças. “Tudo que eu vejo em lojas, eu penso: 'Isso aqui vai gerar uma brincadeira bem legal', e já repasso ao grupo, e é assim com os demais voluntários”, destaca.
Os Guardiões do Sorriso estão entrando no terceiro ano de atividades com as crianças e sempre fazem ações diferenciadas. “É sempre é uma nova surpresa, um novo desafio. Estamos falando de crianças que estão fora de casa, longe do vínculo familiar. Então, a cada domingo de ação, nos fazemos o possível pra levar todo o amor, carinho e respeito a elas”, afirma.
Além das atividades no abrigo, o grupo faz outras ações com foco em levar o bem onde é necessário. No ano passado, os voluntários fizeram duas edições do Hamburgada. “A primeira foi em março, para arrecadar fundos a uma adolescente abrigada que ganhou uma bolsa de curso técnico de beleza. Com o valor arrecadado, conseguimos comprar todos os materiais necessários para que ela pudesse utilizar durante o curso e também o material pós-curso”, revela.
Continua depois da publicidade
O segundo evento foi em outubro. O dinheiro arrecadado foi para ajudar a custear a reforma do Universo Down. Atualmente, os Guardiões do Sorriso contam com 30 voluntários no total: alguns participam diretamente das ações e outros, como apoiadores que colaboram com ideias e também na arrecadação de alimentos para o café da tarde com as crianças. “Os apoiadores também ajudam com doações de brinquedos e roupas quando há essa necessidade”, complementa.