Foi com a vontade de ajudar a promover a saúde de crianças de Jaraguá que a Vergínia Ferreira dos Anjos de Oliveira e outras cinco mulheres se reuniram para promover eventos. Todo dinheiro arrecadado é para custear o tratamento das crianças que os pais não têm condições de pagar.

Continua depois da publicidade

“Vai desde consulta médica, sessão de fisioterapia, tratamento com neurologista, compra de materiais de higiene pessoal”, explica Vergínia. Foi assim que em 2017 surgiu o Grupo Mãos solidárias de Jaraguá do Sul 2017. Até o momento 30 crianças foram beneficiadas. Atualmente quatro estão em tratamento e outras quatro crianças estão na fila de espera.

A Nadya Fossile Ricardo Vieira é mãe da Brenda e do Davi. Atualmente desempregada, foi pelo projeto que ela conseguiu atendimento médico para os filhos. “Eu estava desesperada atrás de um gastroenterologista para o Davi, que possui uma deformidade no intestino e não conseguia evacuar sozinho. Graças ao grupo, ele recebeu tratamento e até hoje continua sendo acompanhado por uma médica. Depois de um tempo descobri que minha filha, Brenda, precisava de óculos. Ela tinha dificuldades na escola, pois não copiada as coisas corretamente do quadro. Novamente as voluntárias ajudaram e conseguiram os óculos para ela. Hoje os dois estão muito bem”, conta a mãe.

Para conseguir o dinheiro, as voluntárias fazem artesanato para vender e realizam algumas ações anuais, como o Pastelão e o Grande Bazar, que este ano vai acontecer entre 12 e 14 de julho, no Pavilhão de Eventos.

Todos os eventos do grupo são divulgados nas redes sociais, onde as voluntárias também fazem a prestação de contas de tudo o que foi gasto. “Nós divulgamos as notas fiscais para que as pessoas vejam como é feito o nosso trabalho e continuem nos ajudando”, ressalta. Quem quiser ajudar e conhecer o projeto pode acessar o endereço: www.facebook.com/maossolidariasjaraguadosul/

Continua depois da publicidade

Desfile Cívico de Joinville

Quem quiser participar do Desfile em comemoração aos 168 anos de Joinville tem até domingo para fazer as inscrições. Podem participar entidades constituídas (clubes, associações, sociedades, grupos organizados e centros de tradições) sem fins lucrativos. Cada grupo poderá ter até 50 pessoas (desfile a pé). Em relação ao uso de veículos, serão permitidos a cada entidade no máximo 15 carros, 20 motos ou 50 bicicletas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura de Joinville. Os responsáveis pelos grupos inscritos receberão as orientações para o dia do desfile, que acontecerá no dia 9 de março, a partir das 17 horas, na avenida Beira Rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin.