Eles foram eleitos nas escolas em que estudam e, essa semana, tomaram pose dos novos cargos. Os dezenove vereadores mirins vão participar durante todo o ano das atividades do programa Câmara Mirim.
Continua depois da publicidade
No primeiro encontro, os jovens puderam conhecer a Câmara dos Vereadores de Joinville e conversar com os funcionários. Por meio de uma dinâmica, também entenderam a importância da união e do compromisso para obter bons resultados no projeto.
Além da posse e de sessões, os estudantes participarão de visitas à Prefeitura de Joinville, onde poderão fazer questionamentos ao prefeito Udo Döhler. O programa também inclui visitas ao Poder Judiciário, Feira do Livro e encontro de vereadores mirins na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
Com 16 anos de história, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a compreensão dos aspectos políticos da sociedade brasileira e o papel do Poder Legislativo.
Será a oportunidade dos estudantes conhecerem os detalhes dos trâmites legislativos e aprenderem mais sobre cidadania. Eles poderão ajudar a resolver problemas nos seus bairros. Cada um dos eleitos poderá apresentar propostas de projetos de lei. E se os vereadores adultos tiverem interesse, podem abraçar as ideias e levar os projetos para tramitação na Câmara –, indicações e moções. Em 2018, os mirins entregaram 21 projetos de leis à Mesa Diretora.
Continua depois da publicidade