O momento foi de confraternização e também de mostrar que a atividade física alcança e beneficia a todos. Foi esse aprendizado que marcou o II Dia do Esporte e Lazer Adaptado, na última terça-feira (30).
Continua depois da publicidade
Basquete sobre cadeira de rodas, vôlei, bocha e atletismo, além de jogos de mesa e brincadeiras, divertiram e movimentaram os participantes O evento aconteceu na sede do Serviço Especializado em Reabilitação (SER), que fica no bairro Adhemar Garcia e envolveu pacientes da instituição, com o acompanhamento dos educadores físicos do Centro Esportivo para Pessoas Especiais de Joinville, o CEPE.
Mychael Teixeira Silva, que foi reabilitado pelo Serviço Especializado em Reabilitação (SER), atualmente atua no esporte paralímpico nacional. “Pra mim é uma felicidade lembrar o que eu passei e ver essas crianças também tendo este contato. Hoje eu sei que limitações são o que colocamos em nossa mente”, destacou Mychael Teixeira Silva, que almeja ser um campeão mundial paralímpico.

A ideia com as atividades é promover a saúde, a prevenção de doenças e selecionar atletas com potencial para as modalidades esportivas. Para a coordenadora do SER, Cleide Hoffmann, o evento mostra para os pacientes as suas possibilidades, que podem ter práticas que são comuns às demais pessoas. “Mais do que falar, precisamos mostrar como é importante a prática do esporte”, destaca Cleide, que também frisou a importância de os participantes terem seus objetivos próprios e desenvolverem a sua autonomia. “Precisamos coloca-los como protagonistas da sua própria história”, completa.
Continua depois da publicidade
A coordenadora do CEPE, Ana Maria Teixeira, comemorou a parceria entre as instituições. “O Dia do Esporte e Lazer Adaptado é um incentivo à qualidade de vida e ao conhecimento das possibilidades que cada paciente do SER tem em sua trajetória”, ressaltou.